quinta-feira, 13 de abril de 2017

Resultado de imagem para maria crucificada
                                                 
                                   
                            O sangue de Jesus cristo é o mesmo de Maria?
       Sempre que em debates os católicos afirmam que o sangue de Maria é o sangue de Cristo, querem com isso asseverar que o sangue derramado de jesus na cruz é também  o sangue de Maria também derramado na cruz blasfemando assim do Senhor. Mas será que isso é verdade?  

                                 implicações teológicas sobre essa falacia

       Jesus vem de uma linhagem Adâmica, disso não temos duvida, sua genealogia não deixa mentir

23  E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José....de Adão, e Adão de Deus. (Lucas 3. 23, 38)

       Se Maria derramou seu sangue na cruz por ser o sangue dela que estava nas veias de  Jesus Cristo, sendo assim então perguntamos: podemos inferir contundentemente que Adão também derramou o sangue dele  na Cruz pelas mesmas veias de Jesus Cristo? desta forma podemos então dizer que todos os ancestrais de Maria junto com ela derramaram também seu sangue por toda a humanidade e assim está desfigurada a salvação em uma interminável genealogia de centenas de salvadores ao mesmo tampo, afinal todos derramaram seu sangue através de jesus Cristo. Já deu pra notar que esse erro é muito bizarro não é mesmo? Será que os católicos nunca imaginaram isso ao afirmarem tais heresias? mas é simples entender isso, na época em que foram feitas as teologias sobre a doutrina da expiação pelos apóstolos não se tinha conhecimento sobre genoma ou genética humana e  tudo na questão da ancestralidade se resolvia no âmbito da ancestralidade genealógica escrita de pai para filho, Os apóstolos receberam ensinos direto do Espirito Santo, mas os teólogos de Roma a partir do seculo 3 não, se basearam na filosofia apenas, sendo assim os católicos retroagidos por seus dogmas ultrapassados concluíram que o sangue de Maria é o mesmo de Jesus cristo, mas como é o Espirito Santo que guia a igreja e não um homem sentado numa cadeira em Roma dai a doutrina seguiu seu rumo seguro independente de Roma propiciando aos cristãos de hoje formular essa doutrina com segurança.
       Que logo que chegaram as descobertas da ciência, tudo então foi sendo visto de forma melhor analisada, mas incrivelmente correta com o que a ciência da biogenética descobriu.

                              Analise correta em harmonia com a genética

       O sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue, cada tipo com anatomia e funções próprias; essas imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea. Essa é a constituição básica do sangue, todavia o tipo sanguíneo de cada pessoa faz com que o sangue de um ser humano não seja o mesmo de sua mãe por razões de incompatibilidade devido ao tipo sanguíneo definido pelo material genético do pai e da mãe que definem o tipo de sangue do filho, que nem na gestação compartilham do mesmo sangue, pois isso mataria o bebe na placenta, a mãe e o filho terem os mesmos elementos básicos do sangue onde todos os seres humanos também têm não significa que o sangue da mãe seja o mesmo do filho. Porque o sangue de ambos se igualam na estrutura de sua composição como todos os seres humanos o tem, mas se diferenciam pelo tipo sanguíneo que não seguem a mesma configuração tipo sanguíneo, a única coisa que passa para o bebe é a informação do DNA do gene dos pais que a priori não é apenas ou somente o gene da mãe e nem somente o do pai, mas trás dos antecessores também toda uma recombinação de DNA anteriores aos ancestrais da criança e nesse caso não se pode isolar apenas em Maria toda uma cadeia genética que procedeu desde Adão até Cristo, os católicos partem de Maria que nela começou o seu DNA mas não explicam que ela mesma já veio de uma cadeia sucessiva de outros DNA's e dessa forma Jesus herdou não só de Maria, mas de toda a sua família ancestral Adâmica o seu tipo sanguíneo do qual até nós herdamos por estarmos na arvore genealógica de Adão, todavia  a questão da hereditariedade de Cristo não tem relevância quanto a salvação porque o pecado está no campo espiritual e não no campo físico e genético, apenas o pecado original é genético e trás na natureza humana por hereditariedade a inclinação ao pecado e ás doenças, pois a queda se tornou em atividade após o corpo de Adão experimentar o pecado, o que ocasionou sua degeneração nos três níveis corpo, alma e espirito por isso algumas passagens da bíblia falam disso veja:

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo." (I Tessalonicenses 5 : 23)

agora sobre a questão da vitória de Cristo sobre o pecado é outra historia e não tem nada a ver com o DNA de Maria nem por ela ser pecadora ou não, isso é outra questão que vou explanar.

                                 substancia genética VS substancia divina
      
       De fato Jesus tomou da mãe o material genético para o seu desenvolvimento como feto humano, mas não tomou dela o pecado original que estava presente em usa natureza humana e presente nela, Jesus venceu o pecado original ainda no ventre de Maria, me admira que os católicos não concordem com isso pois uma doutrina deles mesmos afirma isso no tomo do papa leão 1 que diz: "Seu nascimento no tempo, entretanto, nada tirou e nada acrescentou a seu nascimento eterno divino, mas se integrou inteiramente para a restauração do homem desviado, a fim de poder vencer a morte e por própria virtude aniquilar o diabo, detentor do poder da morte. Nós nunca poderíamos derrotar o autor da morte, nem pecado pode deter, visto que Ele foi concebido pelo Espírito Santo no ventre da Virgem Maria, cuja virgindade permaneceu intacta tanto em seu nascimento como em sua concepção.... este nascimento, unicamente maravilhoso e maravilhosamente único, não deve ser entendido como se impedisse as propriedades distintivas da espécie [isto é, da humanidade] através de novo modo de criação. Pois é verdade que o espírito Santo deu fertilidade a Virgem, embora a realidade do seu corpo fosse recebida do corpo dela. ' todavia diz lá também "....O Senhor tomou, da mãe, a natureza, não a culpa."
       Se repararem bem a palavra "culpa' ai define muito bem que Maria era pecadora, mas Jesus não, ele não tomou dela essa culpa que é o pecado original, pelo contrario ele venceu o pecado original e o absorveu neutralizando-o em si mesmo elevando o ser humano que nele estava (e ainda está) ao nível de natureza humana restaurada no que se refere a natureza espiritual decaída, ele foi o primeiro homem com a natureza humana espiritual regenerada em si mesmo, depois veio a regeneração da carne em seu corpo no momento da sua ressurreição, isso é tão notório

"Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo."  (II Coríntios 5 : 16)

Aqui ele é mostrado pelo apostolo paulo não mais conhecido como antes na primeira forma que estava sua carne.
       Maria nasceu pecadora de pecado original, mas jesus nasceu sem esse pecado pelo ato de te-lo vencido no momento da concepção dele pois ele é Deus e Deus não pode ser vencido por nada e ninguém isso é impossível, e esse argumento de que Maria tinha antes que ser imaculada para que não ferisse a divindade de Jesus é só uma pretensão dos católicos pra salvar a qualquer custo a doutrina irracional que inventaram da impecabilidade de Maria, a qual denomina ela de "imaculada".

                                                Não era o mesmo sangue


       Jesus não tinha exatamente o mesmo sangue de Maria, assim como nenhum bebê humano tem exatamente o mesmo sangue da mãe, o que passa para o sangue do Bebê é a ancestralidade  genética apenas que não é exatamente o sangue da mãe e nem o sangue do pai, pois mesmo o DNA de um bebê tem sua própria recombinação na hélice do acido desoxirribonucleico que forma a composição do DNA, embora Jesus não tivesse geneticamente um pai humano, mas ele herdou a ancestralidade de Adão, tomando de Maria o material genético necessário para isso, assim como ele fez com Adão quando o formou da terra, tomando dela os elementos primordiais que constituíram seu DNA, pois tanto na terra quanto num corpo humano estão presentes os elementos químicos básicos que podem formar um genoma humano que são os cromossomos característicos de cada espécie ou o conjunto de todos os genes de uma espécie de ser vivo. O que para Deus foi algo muito fácil de fazer, No caso Jesus herdou a informação cromossômica de Adão para que ficasse nele a ancestralidade Adâmica geneticamente falando, tornando-se verdadeiro homem (ja sendo descido do céu como  verdadeiro Deus) e assim ele pode ser chamado de filho do homem por substancia humana e filho de Deus por substancia divina

"23 E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José..... (filho) de Adão, e Adão de Deus." (Lucas 3.23,38)

       Mesmo Jesus não sendo filho genético de José, mas atingiu a realidade de ser filho do homem através do corpo de Maria quando ela forneceu material genético a ele, passando assim a atingir Adão não por José mas por material genético de Maria, razão por que ela está em sua genealogia

"E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo." (Mateus 1 : 1)

Resumindo: o DNA de Jesus não é o de nenhum ser humano típico da ancestralidade de Maria, embora ele entre na genealogia de José e evoque nela a filiação em Davi como filho de Davi. Não houve fecundação por nenhum ser humano do gênero macho no ventre de Maria por isso ele não possui nenhuma ancestralidade especifica a uma linhagem apenas, Mas o que Deus fez foi trabalhar o material genético humano dela nele, com os elementos presentes nela, mas não replicando o DNA dela nele e isso ( de ter apenas os elementos construídos nele) aconteceu por milagre assim como ele fez com Adão que teve o material genético construído com os elementos da terra (barro) sem ser retirado de um DNA já pronto ou antecedente ao dele, o seu DNA é exclusivo dele, assim geneticamente falando, se cumpre nele a palavra que diz na escritura

"Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre." (Hebreus 7 : 3)

       Porque um corpo humano tem todos os elementos que estão presentes na terra, esse mistério é muito bem entendido em outros textos da bíblia onde vemos a terra representar a mulher veja :

"Eis que vim de Deus, como tu; do barro também eu fui formado." (Jó 33 : 6)

"E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR." (Jó 1 : 21)

       Terra e mulher exprimem a origem do homem ou seja dos elementos do barro presentes no corpo humano e na terra do qual somos formados. 


                                               conclusão 

      Quando querem identificar uma arvore genética especifica em Cristo dizendo ser o sangue de Maria isso falha, por exemplo quando um criminoso comete um crime e ele deixa seu sangue por algum motivo no local do crime, ao ser analisado esse sangue jamais o resultado dará que o culpado do crime é a mãe do criminoso, isso é sem noção. Se Jesus pudesse doar seu sangue hoje  veríamos na verdade uma extensa cadeia cromossômica humana que não seria exatamente parecida a nenhum DNA tipico especifico a alguma família terrena em especifico, pois todos vieram de Adão e o material da substancia de Cristo foi formado em Maria com material presente em seu corpo. Mas esse material não replica uma descendência humana especifica razão de ele ser  chamado filho do homem no contexto genético ou biológico  e filho de Davi no contexto da genealogia escrita (embora ele não tenha gênese genética especificamente falando), todos nós retrocedemos na genética a natureza Adâmica biologicamente falando, mas Jesus não, ele é humano geneticamente, mas não é filho de Adão nesse contexto, ou seja diretamente, mas apenas genealogicamente, está presente em Cristo toda a arvore genética humana, mas não uma arvore genética especifica de uma família especifica da terra, ele percorre todas as arvores no gênero humano e ele se torna assim o novo Adão o verdadeiro homem nesse contexto, é isso.

Que Deus em Cristo abençoe a todos. Amem.

                                                                                                                             Luis Edinaldo

Um comentário: