sábado, 4 de maio de 2019

Ser Igreja: Um desafio! - IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB


SER IGREJA É SER PESSOA NÃO INSTITUIÇÃO É ESTAR CONCORDANDO COM AS ESCRITURAS E NÃO CEGAMENTE COM ALGUMA INSTITUIÇÃO

       Os católicos romano, como é de praxe, acusam os cristãos evangélicos de que saíram do meio católico e que por isso são dissidentes da igreja católica. Se baseiam no texto de 1João 2. 19 querendo com isso dar força a sua falacia de que somos truncados do corpo de Cristo a qual eles acham ser a denominação-seita em Roma.
       È preciso em primeiro lugar entender que nenhuma denominação por simplesmente ser denominação não pode por si mesma como instituição ser o próprio corpo de Cristo. A igreja não é o corpo de Cristo apenas e enquanto pessoa jurídica, mas sim como pessoa humana, como grupo de no minimo dois ou três pessoas juntas para formar o que identificamos como corpo de Cristo, como está na escritura
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18 : 20)
mas na mente dos católicos mais fanáticos é a instituição em roma como pessoa jurídica, organizacional e instituída que é por si só o corpo de Cristo. Veja que, para eles mesmo que hipoteticamente não houvesse ninguém nela, na instituição, na organização, então para eles não haveria salvos, porque na visão deturpada deles é a instituição romana por si mesma que já é a própria igreja e não as pessoas em qualquer lugar, que formariam o corpo do Senhor na terra. Sendo assim os católicos estão perdidos porque quando o Senhor vier, ele não vai levar os prédios, nem os conventos, nem os documentos oficiais da denominação, nem as tais relíquias católicas. Resumindo: eles pensam que a ORGANIZAÇÃO em si já seja o alvo do Senhor e não as pessoas que nela estão. Os católicos não sabem discernir organização de organismo, mas eu ensino
ORGANIZAÇÃO: É o corpo jurídico, denominacional, a parte institucional, oficial regida por documentos e registros.
ORGANISMO: São as pessoas, os indivíduos, os seres vivos humanos que formam o grupo dos adoradores da trindade. verdadeiramente a igreja. a igreja viva na expressão mais exata da palavra.
No contexto Cristão, Quando se juntam o organismo humano (as pessoas) e a organização jurídica (órgão oficializado em documentos), dai temos uma denominação cristã. Ai os católicos na grande maioria acham que, quem sai da organização, da instituição, está saindo da igreja. Mas como já vimos este erro está sendo exposto aqui.
quem sai da organização romana, não está saindo da igreja, mas saindo apenas da organização. O que identifica verdadeiramente uma saída da igreja, é quando a saída é do ensino verdadeiro para o ensino falso, para a heresia, então nesse caso, estar numa denominação que já não ensina mais a verdadeira doutrina nem os verdadeiros ensinos, isso sim é estar saído da verdadeira igreja. Se uma denominação está fora da doutrina de Cristo, então todos dentro dela estão fora da igreja, porque a igreja só é igreja enquanto ensina a verdadeira doutrina cristã, por isso na igreja primitiva a questão de averiguar escritura com escritura era muito acentuada, como fizeram os Bereanos
"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (Atos 17. 10,11)
Então infiro aqui que, averiguar escritura com escritura é uma das melhores tradições da igreja, é a sola escritura em sua mais nobre missão, a saber, não deixar a igreja se desviar da verdade das próprias escrituras inspiradas pelo Espirito Santo e não pela denominação romana. A instituição católica romana se exalta acima das escrituras só porque ela apenas compilou, copiou e encadernou o que não recebeu por inspiração diretamente a ela, mas todos que estão nessa empreitada rebelde nessa instituição serão julgados por Deus pelo conteúdo das escrituras, assim como os judeus pelo conteúdo da torá, como bem ensinou o mestre
Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.
Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? (João 5. 45-47)
       vejamos o contexto em que uma pessoa sai da seita romana e vai para uma outra denominação que se apresenta como cristã, nem toda instituição que se diz cristã necessariamente pode estar falando a verdade isto é um fato mas vamos ver essa questão da saída em si, pra averiguar se quando alguém sai da seita em Roma esteja saindo da igreja. Vou tomar o texto que um católico me trouxe num debate querendo mostrar que quem saiu da sua denominação instituída em 380dc em Roma "saiu" da igreja, segundo ele e seus correligionários. Vejamos o texto e sua analize posterior.
"Eles saíram de entre nós, mas não eram dos nossos, porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido connosco; mas aconteceu assim para que ficasse claro que nenhum deles é dos nossos." (1 João 2, 19)
       Este texto fala dos judeus que estavam na igreja, mas não concordavam com a doutrina da igreja, discordavam de tudo o que os apóstolos escreveram e ensinaram fazer. O que os apóstolos ensinaram era e é, doutrina para a igreja. A seita romana por ter ultrapassado, inventado e ido além do que eles ensinaram doutrinariamente se constituíram nos mesmos erros que aqueles falsos cristãos fizeram e por isso são mostrados como os que "saíram do meio de nós". Eles eram judaizantes e por isso não ficaram nos ensinos e nas doutrinas dos apóstolos, Isso nos ensina que esse "saíram do meio de nós" se refere a ter apostatado da verdade naquilo que estava escrito nas cartas e era ensinado na igreja. Na verdade foi a seita romana que saiu do meio dos cristãos por ensinar e doutrinar em erros que o paganismo articulou dentro dela. Esse "saíram do meio de nós" não se refere ai a ter saído da instituição até porque a igreja nessa época não era institucionalizada, razão maior de aferir que eles SAÍRAM por esposar doutrinas diferentes e que negava Jesus como o Cristo, e não por terem sadio da instituição. É preciso considerar os outros textos que se seguem pra ver porque eles "saíram do meio de nós", vejamos:
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
20 E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.
21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
26 Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
       Eles saíram porque eram hereges que ensinavam outra doutrina discordando do conteúdo que os apóstolos ensinavam e escreveram a todos os cristãos de sua época, era outro ensinamento e negavam Jesus Cristo. A denominação seita em roma ensina até se prostrar a estatuas coisa esta que deixaria os apóstolos horrorizados, sem falar na heresia de cultuar os santos mortos o que é abertamente a pratica da necromancia, porque invocar mortos é espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário