segunda-feira, 6 de abril de 2020

PORQUÊ UM DEUS DE AMOR MATOU TANTOS SERES INOCENTES NO DILÚVIO?

Como solicitado da vez passada, eis aqui o prometido. Não fui muito profundo no assunto, procurei resumir o pensamento mas contudo ser claro e objectivo.

Qualquer dúvida, só deixar nos comentários que eu explico. Críticas são sempre bem-vindas, já que por meio dela crescemos e amadurecemos, mas desde que sejam feitas com respeito. Desejo uma boa leitura.

Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo. C. S. Lewis

O problema do mal tem sido a objecção mais forte que Teístas Cristãos têm enfrentado. Não é deficícil notar isso, basta olharmos ao nosso redor e deixar os acontecimentos mundiais tocar nossa alma para que clamemos: “PORQUÊ DEUS"?

As explicações para isso têm variado. Basta ler Gardon Clarke “O Problema do Mal Resolvido" e William Lane Craig “Apologética Para Questões Difíceis da Vida" para ver quão variadas são as explicações para as calamidades que ocorrem no universo, assim como para a existência do mal moral. Aqui, irei me limitar à questão do Dilúvio.

Embora Deus seja Soberano sobre a vida conforme Ezequiel 18.4 “Eis que todas as Almas (pessoas) são minhas", Ele nunca mata arbitrariamente. O verso citado continua: “a alma (pessoa) que pecar, essa morrerá". Bem daqui já podemos perceber como Deus age.

Deus sempre tem um motivo para matar, e esses motivos nunca vão fugir esses dois focos:

1-Juízo: quando Deus pune a humanidade pelo pecado

2-Bem maior: Quando Deus usa o sofrimento para alcansar um bem maior.

No caso do Dilúvio, aplica-se os dois casos. Lemos em Génesis 6.5: O SENHOR viu que a maldade humana foi ficando cada vez pior, e que a imaginação e os pensamentos dos seres humanos os levavam unicamente para o mal.

Ora, Ora, não é preciso criar suicídio intelectual, está claro que Deus estava no direito de matar toda aquela gente, pois a sua santidade e justiça determina que “a alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.4) e que “o salário pago pelo é pecado é a morte" (Rm 3.23), o que significa que Deus matou as pessoas no Dilúvio por terem pecado.

E AS CRIANÇAS? 

Aqui a pergunta é um pouco mais complicada de responder, visto que as crianças seriam os supostos inocentes, sem capacidade cognitiva de decidir entre o bem e o mal. Vamos então realçar alguns pontos sobre isso.

a) São os adultos que moldam as gerações futuras. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele". (Pv 22.6) É aqui onde notamos o valor da educação. Por mais que haja pessoas mui rebeldes, a educação torna-se sempre mui necessária para moldar as gerações futuras. O quê que lemos sobre os adultos em Gn 6.5? Que suas imaginações e pensamentos só íam para um caminho, o MAL. Isso nos faz perceber que muitas crianças da época de Noé já estavam moldadas de forma malignas, de tal modo que se Deus deixasse elas viver, seria seria permitir que a maldade inimaginável que existia como potencialidade naquelas crianças se atualizasse. o caso das crianças do colo...

b) Quando Deus mata uma criança sem capacidade cognitiva de decisão, ele está na verdade estendendo sua graça à ela. Deus usou o mal (calamidade) para alcançar um bem maior, a salvação daquelas crianças do colo, pois os méritos de Cristo na cruz são atribuidas à elas. Sobre isso, Lewis disse: “A salvação de uma única alma é mais importante do que a produção ou preservação de todas as epopeias e tragédias do mundo".

E OS ANIMAIS?

C. S. Lewis disse que “Toda falha moral causará problemas, provavelmente para os outros, certamente para você." E foi isso que ocorreu. Os animais não são seres moralmente responsáveis, eles estavam sob o domínio do homem. Isso significa que qualquer atitude moral que o tomasse, iria ter efeito sobre eles. Assim como a segunda lei da termodinâmica no universo, assim também é o pecado. O pecado causa entropia, desordem, involução e morte. A medida que ele aumenta, tudo vai degradando. Por isso Paulo disse: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora." (Rm 8.22).

QUÊ BEM MAIOR DEUS ALCANÇOU COM O DILÚVIO?

1-Mostrou mais uma vez sua imparcialidade ante ao pecado;

2-Deixou evidencias à favor das escrituras como é o caso de fósseis de baleias nos montes, o que torna cada vez mais indesculpável todo aquele que o rejeita, demonstrando assim a veracidade das Escrituras sobre a narrativa do Dilúvio;

3-Diminuiu a intensidade do pecado, já que se as pessoas do tempo de Noé não fossem mortas, o pecado estaria em maior a quantidade hoje;
4-Estendeu sua graça sobre muitas crianças, já que as mesmas, sendo mortas sem poder decidir entre bem e mal foram salvas mediante a aplicação dos benefícios de Cristo na cruz;

5-Reiniciou a história da humanidade.

Concluindo, Deus não deixa de ser amor quando pune a humanidade pelos pecados, ele está apenas sendo justo como qualquer um deseja que haja justiça. Do mesmo jeito que exiges que o homem que matou sua esposa e comeu o cérebro da mesma com arroz seja punido, assim também, a santidade de Deus exige a morte pelo pecado. E, nós notamos que ele continua amando e sendo amor pelo simples facto de que ele dá a solução para o problema. Embora sejamos pecadores e perdidos, ele nos amou e deu seu Filho não levando em conta os tempos da ignorância e convida toda a humanidade à ter um relacionamento salvífico com Ele por meio de seu Filho.

Romanos 5.8: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores".
JESUS te ama! 💖

Nenhum comentário:

Postar um comentário