sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Resultado de imagem para tres deuses a trindade

MARIA DEU A LUZ A TRINDADE?

      Vejam só a que ponto chegaram os católicos romanos. Eles por não terem mais como correr da heresia de que Maria gerou a trindade em seu ventre, embora essa tarefa tenha sido exclusivamente do Espirito Santo para gerar jesus, agora afirmam também que ela não é apenas mãe de Jesus Cristo, mas que é também mãe da trindade,Fazem isso para irem mais fundo na afirmação dela como mãe de Deus outra heresia já destruída a muito tempo pelos apologistas reformadores. veja o que diz Lucas Banzoli apologista Brasileiro sobre essa questão: 
"não existe nenhuma evidência (repito: nenhuma evidência!) histórica que remete aos apóstolos e que nos diga explicitamente que Maria era mãe de Deus. A primeira e maior fonte histórica que remete aos apóstolos que possuímos hoje é o Novo Testamento, o qual faz 39 menções de Maria como sendo “mãe de Jesus” (Christotokos), mas absolutamente nenhuma de que seja “mãe de Deus” 
(Theotókos)." http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/09/maria-e-mae-de-deus-theotokos.html

Dizer que Maria seja mãe da Trindade acaba de uma vez por todas com alguma crença cristã que porventura possa existir ainda na denominação católica apostólica Romana.

Vou enumerar algumas heresias derivadas dessa afirmação.


María "mãe da Trindade"

        Como todos sabemos Maria deu a luz a apenas uma pessoa divina, JESUS,  e não a três pessoas divinas ao mesmo tempo, logo ela não pode ser mãe da Trindade.

A questão numérica e a  consubstanciação  

       A divindade em consubstanciação está em cada uma das três pessoas divinas individualmente isso é verdade, mas embora compartilhem ao mesmo tempo dessa mesma substancia todavia são três pessoas em numero não em unidade apenas, e apenas uma e não as três em numero que esteve nove meses em sua gestação. Isso invalida que Maria tenha trigêmeos o que seria o mais logico afirmar no nascimento de três pessoas, o que não foi o caso naquele nascimento. 

A novidade da encarnação não da divinização

       Essa divindade compartilhada por Cristo com o pai e com o Espirito Santo não se tornou novidade no ventre de Maria porque já existia e mesmo que se afirme que pela natureza consubstanciada por Cristo ela se torna mãe da Trindade a heresia só vai aumentando porque a substancia divina não se forma no ventre de Maria como veremos em outros pontos aqui. Sem falar que compartilharem em consubstancialidade a mesma natureza não faz das trés pessoas uma só pessoa, nesse caso seriam trés manifestações em uma só substancia numa só pessoa, essa doutrina chama-se unicismo e não tri-unidade.

A questão do nascimento sobrenatural
       
       Pessoas comuns como eu e você nascem e passam a existir a partir do momento que por milagre de criação passamos a existir num momento único desconhecido no ventre de nossas mães, esse momento, misterioso para nós é o momento em que passamos a existir em concomitância com nossa parte biológica herdada geneticamente, que vai se desenvolvendo, a qual corpo alma e espírito se formam ao mesmo tempo enquanto somos gestados no útero materno. esse mistério é mostrado por Jó que diz:
"Eis que vim de Deus, como tu; do barro também eu fui formado (Jò 33.6)
       A palavra mostra que os elementos "do barro" nossa parte química que está presente nos elementos do silício e do carbono, elementos abundantes que dão origem a vida etc. de que somos formados é a nossa gênese física por criação de material preexistente a qual a mulher que também tem esses elementos nela, em sua constituição sanguínea, geneticamente repassa via cordão umbilical ao bebê recém formado toda a estrutura da matéria química em seu útero,dessa forma nesse contexto somos pó de fato, e assim viemos do barro. e a vida segue seu mistério em formação no útero da mulher sustentado pelo poder de Deus o tempo todo. Disso o salmista o sabia muito bem.

"14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." (Sl 139.15,16)
Jesus não passou a existir como Deus no ventre de Maria, ou seja, sua divindade não teve começo em seu útero, não teve principio ali (e nem em tempo algum), por que ele já era Deus desde a eternidade,mas um corpo foi formado para Cristo, essa foi a parte da novidade nela. JESUS desceu do céu e assumiu um corpo humano no ventre de Maria como nos diz a escritura
"Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste (ou formaste). (Hb 10.5)
       Á medida que esse corpo ia assumindo suas funções vitais Jesus aguardava consciente o tempo todo durante os nove meses que seu corpo ia sendo formado, até nascer como uma criança. Embora sendo Deus e pessoa consciente antes e durante todo o processo da gestação, MAS JÁ TINHA SE ENCARNADO NA QUALIDADE DE DEUS PREEXISTENTE Á SUA ENCARNAÇÃO.
"1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (1Jo 1.1,2,14)
       Sendo assim Jesus não passou a existir como Deus no ventre de Maria, logo ela não pode ser mãe de algo que ela não gestou, Maria gestou o homem Jesus em cada detalhe da parte biológica dele, essa era a novidade nela, mas não trouxe como novidade a sua divindade porque ele já era Deus e depois se fez homem. É verdade que ele nasceu verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Mas a única parte em novidade trazida por ela foi o verdadeiro homem e não o verdadeiro Deus e dessa parte ela não é mãe simplesmente por ela não ter trazido a divindade em novidade nessa parte, a divina. 
       Dessa forma ela não podia reivindicar a maternidade das duas naturezas ao mesmo tempo. ELA NUNCA É CHAMADA PELOS APÓSTOLOS DE MÃE DE DEUS pois Jesus não desceu do céu HOMEM E DEUS ao mesmo tempo, mas apenas Deus, depois MESCLANDO-SE COM A CARNE HUMANA ele se tornou homem também. Ambas as naturezas se encontraram ali no ventre de Maria, a natureza divina transcendente ao tempo e outra natureza temporal absorvida pela natureza atemporal, uma herdada da genética Adâmica outra gerada pelo Espírito Santo e assim ele tornou-se verdadeiro homem e verdadeiro Deus. nesse detalhe a natureza divina absorveu as imperfeições humanas e a venceu fazendo dela seu escravo e escravo sofredor ao pai. A premissa aqui é de que Maria é mãe de cristo mas não é mãe de Deus pelo fato da natureza divina dele não ter iniciado a partir do ventre dela. isso ele deixa claro quando se direciona a ela em varias passagens e esclarece que sua natureza divina a qual daria os sinais de sua divindade mesmo estando implícita e não exteriorizada abertamente.
"Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." (João 2 : 4)

"27  E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
28  Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam." (Lc1.27,28)

"Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?"  (Mateus 12 : 48)

"Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam."  (Lucas 8 : 21)

isso indica que Jesus não estava muito preocupado nem com sua genealogia por que na verdade em sua parte divina ele não tinha. De Jesus fala-se o seguinte na palavra.

"Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre."  (Hebreus 7 : 3)

       Devemos nos lembrar que Jesus veio ao mundo como homem em forma de Deus, não como Deus em forma de homem, ou seja, não veio em toda sua gloria, pois se assim fosse isso aniquilaria a todos. porque Deus é todo santo.
"6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Fp1.6-8)
       Nós pessoas comuns nascemos em novidade uma única vez tanto por sermos espírito como por sermos corpo biológico. e dessa natureza surgida instantaneamente no ventre de nossas mães sem nunca ter existido antes em toda eternidade por milagre de criação também na parte da alma e do espirito humano, por isso elas são mães de forma integral da natureza humana como corpo alma e espírito de cada ser humano. Mas Jesus não teve começo como simples alma e espírito humano no ventre de Maria como os outros seres humanos, seu inicio na existência como filho do homem sim, ele teve, a qual ao mesmo tempo foi chamado também filho de Deus, por causa de sua natureza divina, que Maria não deu principio, mas que obedientemente serviu de intercurso ao verbo que se fez carne. do contrario ele seria apenas humano e não Deus ao mesmo tempo.

a questão da existência de uma quarta pessoa divina 

       Se sobre Maria for ainda ensinada ela ser "mãe da Trindade" ainda tem a implicação mais herética ainda dessa declaração. Por que se três pessoas são ao mesmo tempo filhos de Maria então consequentemente os três juntos tem um pai, mas olha o absurdo, quem seria o pai da Trindade? Isso determina então que exista uma 5° pessoa que tenha gerado as outras três. Nesse caso os católicos Romanos adoram 4 pessoas e ainda põem Maria como a quinta. 
       Maria no catolicismo Romano tem posição praticamente de uma Deusa, embora seja verdade que eles não a mencionem ainda como tal, mas com todos os atributos divinos que eles entregam a ela, como a onipresença a onisciência e a onipotência descritas num dos tradicionais ensinos romanistas, então ela de fato é colocada como uma pessoa divina a ponto de ser chamada de mãe de Deus, o livro glorias de Maria do padre Alfonso ligório que o diga, Banzoli diz:
"Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nós, evangélicos, respeitamos Maria, como sendo a mãe de nosso Senhor Jesus. Reconhecemos que ela foi agraciada por Deus e que é digna de nosso respeito. O que nós iremos refutar, portanto, não é Maria, mas sim os mitos e mentiras que foram inventados em torno dela, muitos séculos depois da era apostólica. Diz respeito, principalmente, ao fato de considerá-la como:

- Co-Redentora
- Medianeira
Intercessora
- Advogada
- Rainha dos Céus
- Onipotente
Salvadora
- Adjutriz
Mãe de Deus
Toda-Poderosa
Auxiliadora
Imaculada
- Esposa do Espírito Santo
Estes e vários outros títulos atribuídos a Maria - muitos dos quais de maneira oficial pela Igreja Romana, outros dos quais constantemente ditos pelos fieis  não possuem qualquer fundamento bíblico de respaldo. Ao contrário, o que veremos é que em lugar nenhum da Bíblia Maria é elevada a estes padrões.

Primeiramente, vamos ver o que os próprios católicos nos dizem a respeito dos pontos levantados acima. Colocarei aqui referências vindas do Catecismo Católico, do Concílio Vaticano II e de um livro oficial da Igreja Romana escrito por um santo e doutor da Igreja, Afonso de Ligório, chamado "Glórias de Maria". Vejamos:

-Maria como salvadora:

"Esta união de Maria com seu Filho na obra da salvação manifesta-se desde a hora da concepção virginal de Cristo até sua morte” (Catecismo Católico, §964)

"E esta maternidade de Maria perdura sem cessar na economia da graça... Pois uma vez assunta aos céus, não deixou o seu ofício salvador, mas continua a alcançar-nos por sua múltipla intercessão os dons da salvação eterna"(Concilio Vaticano II, Lumen Gentium, 62; veja-se o Catecismo da Igreja Católica, # 969, 975)

“Salve esperança de minha alma... salve, ó segura salvação dos cristãos, auxílio dos pecadores, defesa dos fiéis,salvação do mundo” (Glórias de Maria, p.98)

“Maria é advogada poderosa para a todos salvar (Glórias de Maria, p.151)

“Feliz aquele que se abraça amorosa e confiadamente a essas duas âncoras de salvação: Jesus e Maria! Não perecerá eternamente” (Glórias de Maria p.31)

-Maria como advogada, auxiliadora, adjutriz e medianeira:

“Bem-Aventurada a virgem Maria, invocada na Igreja sob título de advogadaauxiliadoraadjutrizmedianeira(Concílio Vaticano II, p.109)

-Maria como onipotente e Toda-Poderosa:

Sois onipotente, ó Maria, visto que vosso Filho quer vos honrar, fazendo sem demora tudo quanto vós quereis(Glórias de Maria, p.100)

Maria é toda poderosa junto a Deus“ (Glórias de Maria, p.151)

Tendo em vista que essas informações não são invenções de protestantes, mas são declarações proferidas pelos próprios católicos, por santos e doutores da Igreja, por livros oficiais da Igreja Católica, pelo Catecismo Católico e pelos concílios, cabe agora refutarmos estas falsas alegações  embora algo tão obviamente herético nem necessite realmente de alguma refutação."

http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/08/os-titulos-de-maria-luz-da-biblia.html

conclusão

       Julgar que Maria seja mãe de Deus pela premissa da homousios é pressuposição presunçosa. Mesmo sua natureza sendo toda uma só isso não valida essa premissa. A natureza divina é pré existente a Maria ela não deu novidade a essa natureza, logo ela não pode ser mãe do que nela não veio em novidade. Além do mais quando estas duas naturezas se encontraram a divina absorveu a humana e isso foi a causa de Jesus não ter nascido pecador. Existe também a realidade nele de que essas duas naturezas, mesmo mescladas, um dia já foram duas independentes e continuaram independentes antes de sua ressurreição, porque o ultimo mistério era justamente a ressurreição da carne humana natural em que ele estava razão porque foi identificado apenas como homem, embora sendo "em forma de Deus" "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz". Fp 2.6-8. Uma outra coisa a considerar é que não nasceram três pessoas do ventre de Maria ela não deu a luz a três pessoas e sim a uma única pessoa que em consubstancia com as outras duas nasceu independente das outras duas, pressupor que por causa dessa homousios tenha ela se tornado Mãe de Deus é improprio nesse caso pois para ela se tornar mãe de Deus implica em dizer que ela se tornou mãe de três pessoas, mas como se só nasceu uma delas? ela se tornou mãe da novidade nela e a única novidade foi ter nascido um homem do qual sua carne foi gestada por ela mas que a sua parte divina não, porque já existia, ela não teve desenvolvimento nem modificação ou evolução nenhuma, sua natureza divina é imutável e eterna, pode-se distinguir as pessoas na trindade embora sejam da mesma natureza. a pergunta é nasceram três pessoas? não, nasceu um homem com a natureza divina destituído de sua gloria anterior e temporariamente foi apenas homem em forma de Deus.

que Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

Luis Edinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário