domingo, 20 de janeiro de 2019






MAS AFINAL O QUE ESTÁ PROIBIDO EM ÊXODO 20. 4?  A FABRICAÇÃO DE IMAGENS DE ESCULTURA DE DEUSES PAGÃOS OU A FABRICAÇÃO DE  IMAGENS DE ESCULTURA DO DEUS ISRAELITA YAHWEH?

       No texto de Ex20. 4 não está especificado que apenas para deuses pagãos deveria ser proibido a fabricação de imagens de escultura, é o que vamos ver.
       O que está claro mesmo é que no contexto geral das escrituras o Deus verdadeiro sempre abomina as imagens, independente de quais sejam elas, no texto de êxodo em referencia, está em primeiro plano a proibição da fabricação de qualquer imagem em semelhança dele e não apenas de outro deus, porque lá diz:

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Êxodo 20 : 4)

SÃO PARA DOIS GRUPOS A PROIBIÇÃO de fazer a estatua
Vamos primeiro analisar a primeira parte do texto que dão sentido aos outros dois

"Não farás para ti imagem de escultura..."

       Aqui a ordem de não fazer imagens de escultura (estatua) para si próprio (porque diz "para ti" ), já especifica que só o ato de faze-las por decisão individual sem o aval de Deus, já estava errado, porque quando vai em direção ao que se segue ao resto do texto, então isso se configurará em um culto falsificado, que alem de não ter a ordem de Deus, mas sua reprovação, ainda por cima a adoração ou culto não vai diretamente a Deus, mas vai para o objeto fabricado com a intenção de retratar a divindade, ou seja, quem acaba recebendo o culto é a imagem de escultura e não o próprio Deus.

"nem alguma semelhança do que há em cima nos céus..."

       É exatamente aqui, que o texto toma perspectiva. Não existem e nunca existiram outros deuses no céu além do Deus YAHWEH. Somente ele a trindade, e os anjos que não são deuses de forma nenhuma, mas criaturas, é que estão "nos céus", aqui inclui o terceiro céu, a morada de Deus. Nenhum deus pagão está e nem nunca esteve no terceiro céu, porque os anjos caídos que são os falsos deuses, não mais retornarão para la, logo, aqui ele não está falando de deuses pagãos apenas, mas está falando de não fazer estatuas Dele mesmo e nem dos anjos (quando fora de sua ordem) . A proibição era não fazer imagens do Deus que está nos céus pois diz  "nem alguma semelhança do que há em cima nos céus".

"nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra"

È aqui nesse grupo que entram as divindades pagãs que permeiam a terra, as águas etc.  por que diz "nem embaixo NA TERRA", e "nem nas águas debaixo da terra".

As entidades decaídas fizeram dos elementos da natureza suas moradas temporárias, até poderem possuir um corpo onde possam habitar, seja de animal ou de seres humanos. Quando o homem confecciona estatuas procurando retratar uma divindade na terra, ele está violando Ex20. 4. Tornando-se assim adorador de estatuas e de falsos deuses ou divindades terrenas quando forem homens retratados. Ou estão adorando Satanás.

Que Deus em Cristo abençoe a todos. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário