sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

O CRISTÃO E O SÁBADO

 COMO OS CRISTÃOS DEVEM GUARDAR O SÁBADO?


A guarda do sábado sempre foi algo muito controverso na história do cristianismo. Várias denominações neo judaístas tentam levar os servos de Deus em Cristo na direção de obedecer esse mandamento, e fazem extensivas teologias no sentido de fazer o povo entender de que forma esse sábado deve ser guardado na Nova Aliança. Mas eu vou apresentar aqui, baseado nas escrituras, como realmente o sábado deve ser guardado pelos cristãos, vou apresentar argumentos e conceituar segundo a Bíblia o que é guardar o sábado. 

Eu não vou fazer como muitos apenas negar que devemos guardar o sábado, mas existem contextos que devem ser considerados nessa exposição que vou fazer e uma delas está em que o sábado foi mais esclarecido por Jesus Cristo do que por qualquer outro escritor, nem Moisés conseguiu transmitir realmente o significado de guardar o sétimo dia da semana, somente Jesus Cristo conseguiu transmitir de fato o verdadeiro sentido de guardar o sábado. Quero deixar desde já que as palavras chave aqui nessa exposição são: sacerdote, trabalho e violação. 


O TEXTO REVELADOR 


"Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?"

    

Mateus 12:5


Jesus Cristo tinha iniciado o seu ministério de pregações e estava acompanhado de seus discípulos, nessa empreitada à medida que ele ia avançando nas regiões das circunvizinhanças de Jerusalém, um dia ele precisou percorrer pelas searas e seus discípulos tiveram fome, então naquele momento eles começaram a pegar grãos e a comer, mas algo despertou nos olhares daqueles que os observavam, uma reprimenda aos discípulos de Cristo, porque aquele dia era o Shabat:


"Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado."

    

Mateus 12:1-2


Jesus estava fazendo a obra da evangelização e ele mesmo não repreendeu os discípulos por estarem fazendo a debulha dos grãos, bem ali na na sua frente, embora realmente isso fosse proibido pela lei mosaica, porque era proibido alguém fazer qualquer tipo de trabalho naquele dia, fosse ele trabalho de sustento da família ou qualquer outra atividade que necessitasse erguer qualquer objeto e até mesmo se alimentar era proibido, era proibido também acender fogo, carregar lenha e manusear qualquer utensílio de cozinha ou qualquer outra coisa que viesse denotar esforço físico em qualquer nível. Mas Cristo não repreendeu os discípulos. 

A lei de Deus é muito direta nesse particular vejamos o que diz o texto a respeito da Guarda do Shabat:


"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas."

    

Êxodo 20:8-10


Desde quando Deus instituiu a guarda do sábado no meio da caminhada no deserto, quando de fato ele foi mencionado pela primeira vez aqui:


"E ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã. Guardaram-no, pois, até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem houve nele bicho algum. Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. Mas aconteceu ao sétimo dia que saíram alguns do povo para o colher, e não o acharam. Vede, visto que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; fique cada um no seu lugar, não saia ninguém do seu lugar no sétimo dia. Assim repousou o povo no sétimo dia."

    

Êxodo 16:23-27, 29-30


Então a partir daí nenhuma tribo de Israel poderia violá-lo sob pena de morte. Existe até o caso de um homem que foi encontrado carregando lenha no sábado e isto foi fatal para ele:


"Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha trouxeram-no a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o meteram em prisão, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer."

    

Números 15:32-34


O que aconteceu foi que aquele homem foi condenado porque violou o sábado trabalhando no ato de carregar lenha, porque a proibição é que não se deve carregar cargas no dia de sábado como diz em outro trecho da Bíblia, vejamos:


"Naqueles dias vi em Judá homens que pisavam lagares no sábado, e traziam molhos, que carregavam sobre jumentos; vi também vinho, uvas e figos, e toda sorte de cargas, que eles traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles quanto ao dia em que estavam vendendo mantimentos. Então contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? Contudo vós ainda aumentais a ira sobre Israel, profanando o sábado. E sucedeu que, ao começar a fazer-se escuro nas portas de Jerusalém, antes do sábado, eu ordenei que elas fossem fechadas, e mandei que não as abrissem até passar o sábado e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. Protestei, pois, contra eles, dizendo-lhes: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão em vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado."

    

Neemias 13:, 15, 17-19, 21


Então a sentença daquele homem foi realmente a pena de morte como estava prescrito na lei de Moisés, simplesmente pelo fato dele ter carregado lenha


"Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Levaram-no, pois, para fora do arraial, e o apedrejaram, de modo que ele morreu; como o Senhor ordenara a Moisés."

    

Números 15:35-36


É assim que a lei trata aqueles que violam o sábado. Mas vejamos o caso dos discípulos então, ora eles tinham que ser realmente eu estou falando de uma pedrejamento real e não figurado como fizeram com aquele homem apanhando lenha no sábado, Jesus deveria ser o primeiro a ordenar o apedrejamento dos discípulos que estavam colhendo grãos com as mãos porque a ordem sabática é não carregar nenhuma carga em dia de sábado, até um grão sobre uma das mãos é uma carga, ainda que Pequena, mas é. Mas é aqui que entra o ponto principal da minha argumentação, do porquê os discípulos não foram apedrejados como ordenava a lei de Deus.

Vamos retornar ao ponto aonde paramos, aonde Cristo tá discursando, aos que estavam acusando os discípulos, então Cristo mostrou naquele momento primeiramente Davi quando estava fugindo de Saul a qual procurava matar a fome tanto de si mesmo quanto dos homens que estavam com ele, e é surpreendente a visão do que está acontecendo ali, Davi não encontrou comida diante de uma mesa para chegar e ir se alimentando com um banquete feito pelo sacerdote Abiatar, O sacerdote só tinha naquele momento os pães da proposição, pães que eram santificados do qual somente sacerdotes poderiam se alimentar dele. Ninguém mais poderia comer daquele pão, mas naquele momento Davi pela necessidade da Fome clamou ao sacerdote, implorou a ele para que pudesse comer e o sacerdote ofereceu os pães da proposição, os pães Santíssimos. E Davi com seus homens comeram dos pães, vejam bem, o sacerdote violou a lei de Deus debaixo do templo de Deus, mas o que estava em jogo ali não era cumprir a lei a qualquer custo e sim antes exercer a misericórdia e era essa a função do sacerdote também e entre exercer a exigência da letra e exercer a misericórdia ele preferiu a misericórdia, alimentando Davi e seus homens com aqueles pães as quais era proibido a eles comer. Depois Jesus Cristo lança outra palavra dizendo que os sacerdotes violavam a lei mas ficavam inculpaveis diante dela. E a causa da inculpabilidade era porque eles exerciam também a misericórdia antes, do que apenas exercer a pena da lei cegamente. É por isso que no texto sequente Jesus Cristo fala assim:


 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes.

    

Mateus 12:7


A VIOLAÇÃO INCULPAVEL 


Diante daquele exposto, era para os que estavam culpando os discípulos ficarem estupefatos pela revelação que ali estavam recebendo. Eles nem sequer pararam para pensar assim - mas afinal de contas aonde é que os sacerdotes violam a Lei e ficam sem culpa?. 

Na verdade o que Jesus estava esclarecendo ali naquele momento, era que Davi assim como os discípulos precisavam se alimentar e diante desta necessidade o sacerdote Abiatar não poderia ser culpado de estar violando a lei, porque ele estava exercendo a misericórdia, da mesma forma como Cristo estava exercendo a misericórdia para com seus discípulos deixando alimentarem-se dos grãos.

Desta forma podemos entender que a guarda do sábado pelos sacerdotes é diferente em relação às outras 11 tribos enquanto as outras 11 tribos exerciam sua guarda na forma da dura letra os sacerdotes exerciam na forma espiritual, com misericórdia, com fé.


JESUS O SACERDOTE INCULPAVEL 


Agora vamos para o fato de que Jesus estava revelando que o sacerdote estava violando o sábado, todavia nenhuma culpa estava caindo sobre ele, dessa forma ele não recebia a sentença de morte.  O que Jesus estava mostrando, como já expliquei linhas antes, era que, era diferente a forma como o sacerdote guardava o sábado, diferentemente das 11 tribos que não podiam trabalhar no sábado, mas ele, o sacerdote, já estava vindo de um turno de trabalho semanal que deveria ser continuado no sábado. Porque naquele dia, no sábado, ele também tinha que fazer as mesmas coisas que fazia durante os seis dias anteriores ou seja ele continuava trabalhando, fazendo assim um turno Diário de sete dias de trabalho semanal. Vamos ver o que os sacerdotes deveriam fazer durante os seis dias anteriores que eram chamados de holocausto contínuo antes do sábado.


"Disse mais o Senhor a Moisés: Ordena aos filhos de Israel, e dize-lhes: A minha oferta, o alimento para as minhas ofertas queimadas, de cheiro suave para mim, tereis cuidado para ma oferecer aos seus tempos determinados. Também lhes dirás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao Senhor: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto. Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro à tardinha, juntamente com a décima parte de uma efa de flor de farinha em oferta de cereais, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido. Este é o holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, em cheiro suave, oferta queimada ao Senhor. A oferta de libação do mesmo será a quarta parte de um him para um cordeiro; no lugar santo oferecerás a libação de bebida forte ao Senhor. E o outro cordeiro, oferecê-lo-ás à tardinha; com as ofertas de cereais e de libação, como o da manhã, o oferecerás, oferta queimada de cheiro suave ao Senhor."

    

Números 28:1-8


Mas aí acontece um hiato. Depois do sexto dia e esse ato era surpreendente, embora às 11 tribos não percebessem, mas o sacerdote também trabalhava no sétimo dia semanal ou seja no Shabat isso é tão verdade que vejamos o texto que fala sobre isso:


 "No dia de sábado oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e dois décimos de efa de flor de farinha, misturada com azeite, em oferta de cereais, com a sua oferta de libação; é o holocausto de todos os sábados, além do holocausto contínuo e a sua oferta de libação."

    

Números 28:9-10


Então vejam só, nesse dia o sacerdote carregava a lenha, acendia o fogo, carregava  a oferta do holocausto nos braços ou seja o cordeiro tinha que ser carregado de um lugar para outro, assim como a lenha e também os utensílios e acender o fogo, o que era proibido fazer no dia de sábado sob pena de morte. Mas tudo isso os sacerdotes faziam e não acontecia nada com eles porque a ordem de eles guardarem o sábado era desta forma, ou seja, TRABALHANDO.


CRISTO E SEUS SACERDOTES NA NOVA ALIANÇA 


Cristo estava ensinando naquele momento que ele como sacerdote da Nova Aliança poderia também fazer o que os sacerdotes da antiga faziam, ou seja, trabalhando para o pai da mesma forma que o sacerdote trabalhava na antiga aliança; vejamos a revelação disto nas palavras do nosso senhor Jesus, o texto que eu vou mostrar agora refere-se exatamente a esse contexto sabático


"Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus."

    

João 5:16-18


De quebra perceberam que ele estava violando o sábado e que Jesus era igual a Deus, mas esse ultimo assunto fica para outra postagem."

Podemos notar nesse texto então que tanto Jesus estava trabalhando violanxo o sábado quanto os judeus não entendiam que assim como aquele sacerdote da antiga aliança trabalhava Jesus também podia trabalhar e assim ele estava explicando no texto de Mateus 12 que os discípulos podiam fazer aquelas coisas porque estavam trabalhando para Deus, como sacerdotes dele e não como sacerdotes de qualquer outra natureza, ele não só estava evidenciando o sacerdócio dos discípulos como ele mesmo estava assentando o seu próprio sacerdócio diante deles Mas é claro na posição de Sumo Sacerdote, porque Cristo é Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque e mesmo como sacerdote de Melquisedeque ele também podia trabalhar no sábado fazendo a obra de Deus.


"De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei."

    

Hebreus 7:11-12


O SACERDÓCIO DE CRISTO HOJE


Mas e nós cristãos como é que ficamos nessa situação diante da realidade do sacerdócio Real em Cristo? porque sacerdote somos de Deus e isso está revelado em várias passagens da Bíblia vejamos:


 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.

    

1 Pedro 2:5


 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

    

1 Pedro 2:9


 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

    

Apocalipse 1:6


 e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

    

Apocalipse 5:10


 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.

    

Apocalipse 20:6


Desta forma a nós está conferido o ofício de sacerdotes de Cristo na terra, o sacerdote da antiga aliança trabalhava 7 dias por semana e não descansava como as 11 tribos descansavam. Eles simplesmente trocavam de turno e continuavam trabalhando mesmo no Shabat. Então os cristãos atuais não devem se preocupar em guardar o sábado deixando de fazer algo ou melhor dizendo deixar de fazer algum trabalho físico, porque não era assim que o sacerdotes guardavam o sábado.

Agora que está esclarecido a nossa posição sacerdotal diante de Deus através do ministério em Cristo podemos ver que nosso sacerdócio tem plena liberdade para trabalhar independente da lei do descanso obrigatório.


GENTIOS GUARDAVAM O SHABAT? 


Quando algum Gentio era convertido ao judaísmo ele guardava o sábado também, mas como estrangeiro dentro das portas de Jerusalém, desta forma através da conversão eles então participavam desse mandamento, mas fora do mandamento, apenas como gentios, eles não eram obrigados a guardá-lo. 

Então nós temos três situações diferentes, temos a guarda do sábado como judeus, temos a guarda do sábado como gentios, e temos a guarda do sábado como cristãos, cada uma dessas três situações devem ser vistas em seu próprio contexto. Veja que o contexto Cristão é sui gêneris, é totalmente diferente.

Mas vejamos como cristãos, como isso deve ser feito. Algumas seitas judaístas ou Neo judaístas obrigam seus membros a não fazerem nada em dia de sábado, os Adventistas por exemplo não saem de suas casas dia de sábado para trabalhar em seus serviços seculares eles não vão até as empresas aonde estão como empregados e não fazem nem serviços domésticos como por exemplo pintar uma parede da manutenção na casa em alguma janela ou no telhado ou mesmo no carro na moto ou qualquer outro serviço que exija carregar cargas ou serviço braçal, inclusive existe uma lei aqui no Brasil que dá apoio para os movimentos religiosos que guardam o sábado e eles até gozam de um privilégio de não ir trabalhar no sábado em suas empresas as quais estão empregados. 

Mas essas seitas estão totalmente enganadas e ensinam erroneamente a forma de guardar o sábado como sacerdotes de Cristo, porque como já foi visto linhas acima os sacerdotes da Lei não ficavam imóveis, parados, sem fazer nada no sábado, como as 11 tribos faziam. 

Eles simplesmente trabalhavam, eles davam continuidade aos seus ofícios no dia de sábado como se estivessem trabalhando em qualquer outro dia da semana e como já foi visto, eles não recebiam culpa nenhuma por essa violação, porque já estava posto pelo próprio Deus que era assim que eles deveriam fazer, portanto está errado o ensino que diz que um cristão não deve ir trabalhar em seu emprego secular aonde estiver empregado numa empresa, porque o trabalho que ele deve realizar ali em dia de sábado deve ser uma continuidade do que ele já faz durante todos os dias da semana. 

O cristão vive para trabalhar para Jesus durante 24 horas sem interrupção. Porque toda a vida do crente é uma adoração contínua e um trabalho de culto a Deus, então não importa qual o dia da semana ele esteja fazendo a sua obra, todos os dias são importantes de acordo com o contexto que vimos.

O sacerdote da antiga aliança não parava de trabalhar para descansar no sábado, o descanso dele já era quando ia descansar todos os dias no descanso da noite, quando ia dormir, mas durante o dia estava sempre em atividade, seja pela manhã seja pela tarde e no dia de sábado a mesma coisa acontecia, da mesma forma os cristãos por terem sua fé diária devem trabalhar para Cristo diuturnamente, fazendo o seu culto devocional lendo as escrituras e sempre que puder, seja de noite seja de dia, falar de Cristo para alguém, se ele fizer isso pelo menos uma vez por dia, ele já está fazendo o seu trabalho sacerdotal na Nova Aliança, se um cristão não for trabalhar na sua empresa a qual está empregado, no dia de sábado, então ele estará descumprindo a lei de Deus, estará na verdade descumprindo a vontade do senhor de ganhar aquelas almas que estão ali para Cristo, Porque para Deus o importante não é ele ficar em casa deixando aquelas almas sem ouvir a palavra de Deus com dia e hora marcadas, porque se todos os sábados nenhum crente estiver nos seus empregos para pregar a palavra de Deus para alguém, então ele simplesmente estará sendo omisso e fazendo culto a Deus em vão. 

Trabalhar para Deus de verdade não é o trabalho secular, mas sim o trabalho sacerdotal de pregar a Cristo todos os dias o holocausto de Deus, Jesus como o cordeiro de Deus que morreu por toda a humanidade, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo deve ser pregado de domingo a sábado e não apenas de domingo a sexta, inclusive ali onde existem vidas nas empresas, aonde cristãos estão empregados e podem pregar para elas.

Desta forma amigos é que o cristão deve agir na terra no sacerdócio real, imitando o sacerdote da antiga aliança ou seja trabalhando. Para nós cristãos, não existe seis dias de trabalho e um de descanso, para nós todos os dias são de Deus e também no Shabat para ganhar almas para Cristo.


Que Deus em Cristo abençoe a todos amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário