sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

QUEM SÃO  OS FILHOS DA SERPENTE ?

Resultado de imagem para A SEMENTE DA SERPENTE

È cômico e ao mesmo tempo trágico algumas atribuições que os católicos fazem aos protestantes pelo ódio ao fato de não encontrarem outro meio que não seja a injuria e a calunia para definir o que não compreendem e repudiam por incitação dos superiores do catolicismo que estimulam esse tipo de sentimento com hostilidade e desdém daquilo que não conseguiram cessar mesmo usando estes meios covardes e baixos que estão acostumados a utilizar como recurso. O problema é que eles usam as escrituras para um ataque pessoal, sendo assim não fazem eles uma interpretação pessoal das mesmas?

Irei fazer uma análise textual sobre esse pejorativo que eles atribuem a nós ,por livre interpretação deles com intuito de desmoralizar e denegrir na tentativa de comprovarem legitimidade de sua religião desmoralizando a fé dos outros com injurias .

As acusações romanistas se baseiam sobre o texto de Genesis 3:15 aonde está escrito:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3:15

Claro que a acusação deles começa baseado numa interpretação errada das escrituras ,a qual interpretaram o termo esta te ferirá a cabeça atribuindo esse termo a mulher, no entanto se esquecem de observar o termo tua semente que se refere a descendência da mulher que  ferirá a cabeça.

 A palavra 'ebé indica a inimizade feudal profundamente enraizada no coração do homem (cons. Nm. 35:19, 20; Ez. 25:15-17; 35:5, 6). Está  lhe ferirás (shup). Profecia de luta contínua entre os descendentes da mulher e os da serpente para se destruírem mutuamente. O verbo shup é raro (cons. Jó 9:17; Sl. 139:11). É o mesmo em ambas as cláusulas. Quando traduzido para esmagar, parece apropriado para a referência relativa à cabeça da serpente, mas não tão exato ao descrever o ataque da Serpente ao calcanhar do homem.Também foi traduzido para espreitar, mirar ou (LXX) vigiar. A Vulgata o traduz para conteret, "ferir", no primeiro exemplo, e insidiaberis, "espreitar" na segunda cláusula. Assim, temos nesta famosa passagem, chamada protevangelium, "primeiro evangelho", o anúncio de uma luta prolongada, antagonismo perpétuo, feridas de ambos os lados, e vitória final para a semente da mulher. A promessa de Deus de que a cabeça da serpente seria esmagada apontava para a vinda do Messias e a vitória garantida. Esta certeza entrou pelos ouvidos das primeiras criaturas de Deus como uma bendita esperança de redenção. Uma tradução infeliz da Vulgata muda o pronome lhe (dele, v. 15c) para o feminino, fornecendo apoio espúrio para as reivindicações infundadas relativas à "Bendita Virgem Maria".

 Esta sentença proferida sobre a serpente é muito fortalecida por aquela promessa de Deus ao seu povo: Pisarás o leão e a áspide (SI 91.13), e a de Cristo aos seus discípulos: Pegarão nas serpentes (Mc 16.18). O apóstolo Paulo é testemunha da fidelidade de Deus e da absoluta veracidade de sua promessa, pois não foi mortalmente ferido pela víbora que lhe acometeu a mão. Observe que a serpente e a mulher acabavam de ficar muito amigas e familiarizadas na conversa sobre o fruto proibido, e havia um entendimento “maravilhoso” entre elas. Mas aqui elas são irreconciliavelmente colocadas em discórdia. Note que as amizades pecaminosas terminam, com razão, em contendas mortais: aqueles que se unem na iniquidade não permanecem unidos por muito tempo.

 Uma disputa eterna aqui tem início, entre o reino de Deus, e o reino do diabo entre os homens. Uma guerra é proclamada entre a semente da mulher e a semente da serpente. Aquela batalha no céu, entre Miguel e o dragão, teve início agora, Apocalipse 12.7. Observe os frutos desta inimizade: O fato de que exista um conflito contínuo entre a graça e a corrupção, nos corações do povo de Deus. Satanás, por meio da sua corrupção, os ataca, os golpeia, os testa e tenta devorá-los. Eles, pelo exercício das suas graças, resistem a ele, lutam com ele, extinguem seus dardos inflamados, e o forçam a fugir deles. O céu e o inferno nunca poderão se reconciliar, nem a luz e as trevas. Muito menos Satanás e uma alma santificada, pois um é absolutamente contrário ao outro. Que exista, da mesma maneira, uma luta contínua entre os ímpios e os crentes fiéis neste mundo. Aqueles que amam a Deus consideram seus inimigos aqueles que odeiam o precioso Senhor, Salmos 139.21,22. E toda a fúria e maldade dos perseguidores contra o povo de Deus são frutos desta inimizade, que irá continuar enquanto houver um homem fiel ao Senhor lutando pelos interesses do céu, e um homem ímpio lutando pelos interesses do inferno. Não vos maravilheis, se o mundo vos aborrece, 1 João 3.13.

 No entanto é  feita uma promessa graciosa a respeito de Cristo, aquele que irá libertar os homens caídos do poder de Satanás. Embora o que foi dito fora dirigido à serpente, foi dito para ser ouvido pelos nossos primeiros pais que, sem dúvida, receberam as indicações da graça que aqui lhes foi dada, e viram uma porta de esperança que se abria para eles. Caso contrário, a sentença seguinte, proferida contra eles, os teria esmagado. Aqui está o amanhecer do dia do Evangelho. Antes que a ferida fosse feita, o remédio foi providenciado e revelado. Aqui, no princípio do livro, como está escrito (Hb 10.7), no princípio da Bíblia, está escrito a respeito de Cristo, e de sua disposição para fazer a vontade de Deus Pai. Pela fé nesta promessa, temos razão para pensar que os nossos primeiros pais, e os patriarcas, antes do dilúvio, foram justificados e salvos. Também podemos ter a certeza de que esperaram ansiosamente por esta promessa, e pelos seus benefícios, servindo a Deus de dia e de noite. Aqui três coisas lhes são ditas, a respeito de Cristo:  Sua encarnação,  Ele seria a semente da mulher, a semente daquela mulher. Portanto, a sua genealogia (Lc 3) vai tão alto, a ponto de mostrar que Ele era filho de Adão, mas Deus dá à mulher a honra de chamá-lo de semente dela, porque foi ela a quem o diabo enganou, e nela Adão tinha lançado a culpa. Assim, Deus engrandece a sua graça pelo fato de que, embora a mulher tivesse sido a primeira na transgressão, ainda assim ela seria salva dando à luz filhos (assim alguns interpretam), isto é, pela semente prometida que descenderia dela, 1 Timóteo 2.15. Da mesma maneira, Ele deveria ser a semente de uma mulher singular, de uma virgem, para que não fosse manchado pela corrupção da nossa natureza. O Senhor Jesus foi enviado, nascido de mulher (G14.4), para que esta promessa pudesse ser cumprida. É um grande encorajamento para os pecadores que o seu Salvador seja a semente da mulher, osso dos nossos ossos, Hebreus 2.11,14. O homem é, portanto, pecador e impuro porque nasce da mulher (Jó 2-5.4), e, portanto, os seus dias são repletos de inquietação, Jó 14.1. Mas a semente da mulher se fez pecado e uma maldição por nós, salvando-nos, desta maneira, tanto do pecado quanto da maldição. Seus sofrimentos e a sua morte, indicados pelo fato de que Satanás fere o seu calcanhar, isto é, a sua natureza humana. Satanás tentou a Cristo no deserto, para atrai-lo ao pecado. E alguns pensam que foi Satanás que aterrorizou a Cristo na sua agonia, para levá-lo ao desespero. Foi o diabo que colocou no coração de Judas o desejo de trair a Cristo. No de Pedro, o de negá-lo. No dos principais dos sacerdotes, o de levá-lo a juízo. No das falsas testemunhas, o de acusá-lo. E no de Pilatos, o de condená-lo, e tudo isto, com o objetivo de, destruindo o Salvador, destruir e arruinar a salvação. Mas, ao contrário, foi através da morte que Cristo destruiu aquele que tinha o império da morte, Hebreus 2.14. O calcanhar de Cristo foi ferido quando os seus pés foram perfurados e pregados à cruz, e os sofrimentos de Cristo continuam nos sofrimentos dos santos que sofrem por causa do seu nome. O diabo os tenta, os lança na prisão, os persegue e os assassina, ferindo, desta maneira, o calcanhar de Cristo, que se aflige com as aflições dos seus servos amados. Mas, enquanto o calcanhar é ferido na terra, temos um conforto: a cabeça está a salvo, no céu. (3) Sua vitória sobre Satanás, consequentemente. Satanás tinha agora maltratado a mulher, e a tinha insultado. Mas a semente da mulher se ergueria, na plenitude do tempo, para vingar a contenda pela mulher, e para pisotear a serpente, para despojá-la, aprisioná-la e triunfar sobre ela, Colossenses 2.15. Ele ferirá a sua cabeça, isto é, Ele destruirá toda a sua política, e todos os seus poderes, e destruirá completamente o seu reino e os seus interesses. Cristo frustrou as tentações de Satanás, resgatou as almas das suas mãos, expulsou-o dos corpos das pessoas, despojou os fortes homens armados, e dividiu os seus despojos. Através da sua morte, Ele desferiu um golpe fatal e incurável contra o reino do diabo, fazendo uma ferida na cabeça desta fera, que nunca poderá ser curada. A medida que o seu Evangelho ganha terreno, Satanás cai (Lc 10.18), e é amarrado, Apocalipse 20.2. Pela sua graça, Ele esmaga Satanás debaixo dos pés do seu povo (Rm 16.20), e em breve irá lançá-lo no lago de fogo e enxofre, Apocalipse 20.10. E a derrota perpétua do diabo será a completa e eterna alegria e glória do remanescente escolhido.

Sob essa extensa explanação está cl aro que Cristo a semente da mulher fora vitorioso sobre satanás na obra da cruz . Mas quem é a semente da serpente ,termo que os romanistas atribuem a nós ?

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
Mateus 3:7-12

João Batista identifica os filhos da serpente como sendo os fariseus e saduceus que na época de Jesus eram os proeminentes dentro da religião Judaica . No entanto João os acusa de FUGIR DA IRA FUTURA  por não produzirem FRUTOS DE ARREPENDIMENTO, e estes frutos estavam ligados diretamente IMPRODUTIVIDADE DE BONS FRUTOS sob o pretexto de SEREM FILHOS DE ABRAÃO. Os fariseus e saduceus usavam uma técnica semelhante aos romanistas quando diziam que eram FILHOS DE ABRAÃO para ressaltarem suas origens e antiguidade para ressaltar sua legitimidade .No entanto não produziam frutos condizentes aos que Abraão produziu , demonstrando assim não seguirem a fé de Abrão como alegavam seguir ,mas sob os frutos que produziam , que eram maus, João revela sua real descendência ,a saber eram filhos da serpente . Não temos por legitimo aqueles que se auto denominam legítimos ,ressaltando sua antiguidade, reclamando para si autenticidade ,por mera vaidade ,mas que  não são capazes de produzir frutos de um cristianismo genuíno e de caráter santo como o senhor é santo.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. JOAO 8:44

Sob o mesmo contexto Jesus acusa os fariseus de serem filhos da serpente ,pois estes queriam FAZER A VONTADE DO PAI DELES , os quais sempre estavam conspirando contra Cristo ,maquinando, tramando matar Jesus  ,por Jesus falar a VERDADE ,se sentiam ameaçados por NÃO HAVER VERDADE NELES ,E POR MEIO DA MENTIRA omitiam a verdade E SÓ FALAVA DO QUE LHES ERA CONVENIENTE. Aqui mais uma vez temos a prova de que a descendência da serpente nunca quis que o povo tivesse acesso a verdade do Cristo , e na história podemos constatar o empenho dos papistas em privar o povo do conhecimento da verdade, tentando reter a verdade num todo ,falando apenas o que lhes foi conveniente  ,mantendo o povo sob jugo tirano até o momento que as escrituras foram novamente expostas . No período pós reforma ,até hoje a teologia ascendeu de forma surpreendente ,e sob profunda análise da escritura o povo descobriu que não precisa do papado para ser salvo ,nem pagar pelo perdão de seus pecados ,os quais foram redimidos na cruz do calvário com a vitória da semente da mulher sobre a velha serpente e sua descendência.

POR :JOÃO VITOR





Nenhum comentário:

Postar um comentário